quarta-feira, 18 de agosto de 2010

APRECIANDO POEMAS


AGOSTO / 2010


ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa / Artes

EXPECTATIVAS:

* Explorar sensibilidade a partir dos poemas bem como os recursos empregados específicos dessa tipologia a fim de que possa facilitar a compreensão e produção de poemas;
* Ler poemas em voz alta para exercitar a oralidade;
* Gostar de ler e ouvir poemas.

ATIVIDADES:

1º DIA:

A) Apresentação do livro:
TÍTULO: Dezenove poemas desengonçados.
AUTOR: Ricardo Azevedo
ILUSTRAÇÕES: Ricardo Azevedo
EDITORA: Ática
ANO E LOCAL DE PUBLICAÇÃO: São Paulo, 1998.

B) Ler em voz alta o seguinte poema:

Bola de gude

A maior bola do mundo
é de fogo e se chama sol,
a bola mais conhecida
é a de jogar futebol.

Certa bola colorida
jogar bem eu nunca pude
é de vidro essa bandida
e chama-se bola de gude.

C) O que vocês entenderam por meio da leitura realizada pela professora? Como vocês acham que o texto está estruturado? Uma, duas ou mais estrofes?

D) Apresentar o texto escrito em folha de papel grande (cartolina ou manilha) e pedir que os alunos observem a estrutura: quantas estrofes? Quantos versos? Há rimas? Quais?

E) Cada aluno será convidado a dizer uma palavra (não pode ser palavra do texto) que represente o sentimento que ele teve ao ouvir o poema. A professora escreverá as palavras no cartaz onde se encontra o texto utilizando hidrocor.
























2º DIA:

A) Reapresentação do livro:
TÍTULO: Dezenove poemas desengonçados.
AUTOR: Ricardo Azevedo
ILUSTRAÇÕES: Ricardo Azevedo
EDITORA: Ática
ANO E LOCAL DE PUBLICAÇÃO: São Paulo, 1998.

B) Ler em voz alta o seguinte poema:

Lição de Biologia

Eu plantei um pé de amor
no fundo da minha vida.
A semente foi brotando.
Primeiro criou raiz,
da raiz nasceu o broto,
do broto nasceu o caule,
do caule nasceu o galho,
do galho nasceu a folha,
da folha nasceu a flor
e da flor nasceu o fruto.
E o fruto, que era verde,
depressa ficou maduro.
E com ele eu fiz um doce,
que eu dei pra você provar,
que eu dei pra você querer,
que eu dei pra você gostar.

C) O que vocês entenderam por meio da leitura realizada pela professora? Como vocês acham que o texto está estruturado? Uma, duas ou mais estrofes?

D) Apresentar o texto escrito em folha de papel grande (cartolina ou manilha) e pedir que os alunos observem a estrutura: quantas estrofes? Quantos versos? Há rimas? Quais?

E) O que o título tem a ver com o conteúdo do texto?

F) Cada aluno receberá 1/4 de folha de sulfite na qual deverá fazer um desenho sobre o que compreendeu do poema.

G) Todas as folhas serão recolhidas e coladas junto ao cartaz como sendo ilustrações do poema.














3º DIA:





Nenhum comentário:

Postar um comentário